Apresentação



A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) foi implantada na Unilab em 13 de dezembro de 2013, projeto CNPq/MTE, chamada 49999/2013-0 e, representa uma das contribuições da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) para a inclusão produtiva e gestão social pautada nas concepções da economia solidária e do desenvolvimento territorial. Vem contribuindo, especialmente, para a educação e formação e o desdobramento de tecnologias sociais voltadas ao desenvolvimento territorial objetivando atender a comunidade interna e principalmente, externa no que concerne ao escoamento de resíduos de pesquisas, a formação em economia solidária, educação ambiental, administração e comunicação, arte e cultura, organização da produção solidária, comercialização solidária, consumo ético e solidário, o apoio e orientação na geração de tecnologias sociais, finanças solidárias, incluindo nessa última, além dos processos formativos a orientação para o fomento.

A Intesol vem buscando correlacionar a categoria desenvolvimento territorial com a economia social e solidária no seu fazer político e operativo. Compreende a economia solidária como sendo “um sistema econômico em ressignificação que vem sendo evidenciado por um conjunto de experiências coletivas de trabalho, produção, comercialização e crédito organizadas por princípios solidários todos regidos pela autogestão, democracia, solidariedade e cooperação e, aparecem sob diversas formas: cooperativas e associações de produtores, empresas autogestionárias, bancos comunitários, “clubes de trocas”, “bancos do povo” e diversas organizações populares urbanas e rurais que se articulam em redes de colaboração e fóruns de discussão, com apoio de outras instituições governamentais e não governamentais”, vinculando para esse fim o caráter social. (SILVA, C.M.F et Al, 2016)

Assim o desenvolvimento assume o sentido de “um processo que inclui a economia, a política, a cultura, o meio ambiente e a sociedade numa interação equilibrada onde nessa interação as necessidades são satisfeitas pelas gerações atuais sem que haja comprometimento das capacidades para as gerações futuras no que concerne em atender suas próprias necessidades”. (SILVA, C.M.F et al, 2016)

É nessas duas vertentes que a Intesol vem concretizando a incubação. Uma escolha ideológica, mas também pedagógica e educativa diante da necessária intervenção para se consolidar uma “outra economia” e um desenvolvimento pautado na sustentabilidade, consequentemente, uma sociedade que se insere num contexto de reafirmação de outros princípios ordenadores do comportamento econômico, no processo de desenvolvimento, onde o trabalho retoma seu caráter produtor e reprodutor de vínculos e laços cívicos.

Metodologicamente, se apresenta sobre os aspectos de aprender fazendo, ou seja, com a própria experiência, observando nos erros as possibilidades de acertos e trazer essa perspectiva como um ato pedagógico para outros sujeitos, além de dar importância a interação de cada sujeito no processo, na construção coletiva do saber, no sentido dado, nas interpretações vivenciadas e ainda na contribuição de reformular os caminhos trilhados. Assume a sistematização como uma proposta metodológica e também pedagógica quando aos poucos vem aprendendo a dialogar com o processo, lendo, observando, registrando, escutando, partilhando e absorvendo aprendizados.

A Implantação da Intesol se consolidou pela articulação e debates entre sujeitos internos – Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura da Unilab, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e sujeitos externos – Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território Maciço de Baturité (Codetemb), vivenciando um período em que a Unilab se encontrava em processo de estruturação.

A Intesol vem contribuindo para dar visibilidade à Unilab, especialmente, no que se refere à interiorização e internacionalização do ensino superior e suas relações com as políticas públicas de desenvolvimento. Contribui para o debate da integração da economia solidária como importante elemento para alavancar o desenvolvimento territorial, recolocando o foco da discussão econômica sobre o trabalho, sobre a produção e reprodução, sobre a sustentabilidade e, principalmente, na questão da repartição do produto do trabalho agrícola e não agrícola oriundo da agricultura familiar camponesa.

A partir do apoio aos grupos em processo de incubação e da relação com as instâncias de participação cidadã do Território Maciço de Baturité, em relação à esfera econômica da produção, vem contribuindo para disseminar um modelo de desenvolvimento social e humano concebido como uma “nova sociedade” que possa unir as múltiplas formas de produção com a organização comunitária da vida social, e onde os benefícios da expansão econômica sejam apropriados pela maioria.

Em termos estritamente educativos, voltados para a gestão social com inclusão produtiva, traz o debate da economia solidária na perspectiva do desenvolvimento territorial, buscando apresentá-la como uma alternativa de contraposição ao modelo de desenvolvimento capitalista apoiando, especialmente, as práticas de atividades que o grande capital considera ainda pouco rentável como, por exemplo, a reciclagem, produção agrícola e não agrícola familiar e artesanal, consumo e comercialização de alimentos e outros, valorizando e destacando o importante papel da juventude, mulheres e comunidades tradicionais.

Todo fazer da Intesol está ligado às práticas educativas pautadas na educação libertadora, ou seja, em uma ação contextualizada com a realidade em que estão inseridos os sujeitos em processo de incubação, sejam grupos, empreendimentos, cooperativas e até bolsistas. Uma educação que aprecia o saber popular e a ciência para a valorização ou construção de “novos” saberes e o desenvolvimento e difusão de tecnologias sociais. A vigência dessa forma de fazer da Intesol pautada nos preceitos da economia solidária vai ao encontro do que defende a Unilab como princípios e objetivos estratégicos, mesmo entendendo que como unidade de ensino, a Unilab não poderá se fechar para compreender outra ou outras, vertentes econômicas.

A Intesol integra professores, discentes e técnicos de diversas áreas do saber da Unilab e se relaciona, estrategicamente, com o Território do Maciço de Baturité, cujo formato detém a participação da sociedade civil organizada e de representações dos governos locais. Até o momento deste escrito se apresentavam em processo de incubação 33 grupos dentre unidades de produção familiar, associações de produtores, redes de artesãos e artesãs, e cooperativas da agricultura familiar além de dois projetos vinculados congregando 40 jovens e 78 instituições representativas da sociedade civil e governos locais, cujo papel tende a consolidar as metas propostas no processo de incubação, bem como sua continuidade como instrumento de gestão social e de inclusão produtiva.

A contribuição direta com o Território do maciço de Baturité e países parceiros da Unilab se refere ao controle e execução das políticas públicas através do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Maciço de Baturité (Nedetemb) e o apoio à promoção da inclusão produtiva através da orientação e organização dos produtores e produtoras na Rede Produtiva de Arte, Cultura e Agricultura Familiar.

Considerando o envolvimento da Unilab com países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Intesol vem se propondo a desenvolver intercâmbio e transferência de tecnologia de incubação e microfinanças para esses países e ainda mobilizando parceiros estratégicos seja estes, internos e externos para viabilizar sua realização. Focaliza suas ações à estratégia territorial, adotando o território do Maciço de Baturité como “lócus” multidimensional que apresenta características e resultados específicos sugerindo maior incidência e impacto das políticas públicas.

O Núcleo de Pesquisa e Produção em Educação, Desenvolvimento e Economia Solidária (Nepdeesol) do diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), responde pela produção científica e o desenvolvimento de estudos, tecnologias sociais e pesquisas nas temáticas relacionadas sugerindo a produção e sistematização de conhecimentos e saberes pelos bolsistas, professores pesquisadores e colaboradores envolvidos.

Funciona pautada nos princípios norteadores que regem a economia solidária e, contribui para o alcance do desenvolvimento com sustentabilidade, cujos valores poderão proporcionar transformações políticas, econômicas, sociais e culturais, quais sejam:

a) Cooperação
b) Solidariedade
c) Autonomia
d) Autogestão
e) Conscientização como prática para a liberdade

Para facilitar a intervenção com os grupos incubados e em potencial, a Intesol se organiza operacionalmente em 07 eixos estratégicos. Dessa forma, além de perseguir uma intervenção mais especializada pelos bolsistas, professores pesquisadores e colaboradores, facilita o acompanhamento e execução das ações e resultados.




0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial
Copyright © Intesol - Unilab | Suporte: Mais Template