Fortalecimento da economia solidária com foco na gestão social e inclusão produtiva pautados na estratégia de desenvolvimento territorial.

Vinculamos a esse eixo as ações voltadas à formação e sensibilização política para intervenção no controle social e elevação da qualidade da gestão pública. Concebe, portanto, a formação para a gestão social e inclusão produtiva considerando a cultura e a arte na perspectiva da economia solidária pressupondo, necessariamente, considerar a relação intrínseca entre a prática educativa e a construção do projeto político dos atores e atrizes que lutam e fazem cotidianamente um novo modelo de desenvolvimento que integre as dimensões: social, política, econômica e cultural do ser humano. Pressupõe, para tanto, a participação ativa dos sujeitos envolvidos e ainda a interação com processos educativos embasados na educação popular e na relação dialógica do saber científico com o saber empírico. Dessa forma, os docentes, técnicos e discentes envolvidos deverão ser capazes de articular as tecnologias disponíveis, tanto as produzidas pelas práticas dos sujeitos dos empreendimentos incubados, quanto as oriundas das pesquisas cientificas, assim, reconhecer a ação como fato social.

Nesse sentido, os conteúdos e metodologias trabalhados poderão e deverão favorecer o desenvolvimento da consciência crítica, da formação de uma nova e necessária base ideológica para o fortalecimento dos grupos e iniciativas da economia criativa com solidariedade, inclusive no que se refere à elaboração e proposição de políticas públicas.

Deve desse modo, apresentar coerência com o projeto político da economia solidária, portanto, entender a formação como permanente não limitada à oferta de cursos, oficinas, seminários ou eventos temáticos, mas partir de um processo formativo concreto, não pontual, mas sistemático que contribua para que produtores e produtoras, consumidores e consumidoras do meio rural e urbano percebam que todas as suas ações – sejam de arte, educação, comercialização, produção, pesquisa, dentre outras devem se converter em práticas de autoeducação, individual e coletiva, como fontes permanentes de aprendizado.

Objetivos

Geral

Promover a orientação e formação política de grupos, unidades de produção familiar, cooperativa e redes em processo de incubação contribuindo para o fortalecimento da economia solidária e da estratégia de desenvolvimento territorial e, especialmente, no empoderamento dos sujeitos.

Específicos

  • Realizar estudos e pesquisas sobre a gestão social e de inclusão produtiva enfatizando a participação social; 
  • Realizar eventos – cursos, treinamentos, oficinas e seminários que contribuam com a elevação da consciência crítica dos sujeitos envolvidos.
  • Contribuir para inserção qualitativa dos sujeitos nos espaços de participação cidadã como conselhos, fóruns e redes;
  • Contribuir na produção de materiais didáticos e pedagógicos relacionados ao eixo.
  • Colaborar para a definição de ações educativas e de formação relacionadas ao eixo, primando pela realidade dos sujeitos beneficiários em potencial.
  • Coordenar as ações de educação, formação e pesquisa demandadas pelo eixo em consonância com o eixo de educação e formação.
  • Vincular debates relacionados ao eixo aos demais eixos da Intesol.
  • Elaborar projetos específicos ao eixo


Estratégias de Ação

  • Mapeamentos e estudos de realidades no que se refere à gestão social e inclusão produtiva para orientação da participação dos sujeitos potencial em processo de incubação;
  • Realização de ações de cursos, treinamentos, oficinas, seminários, simpósios, jornadas e outros eventos relacionados, relacionados ao tema;
  • Sistematização da experiência sob a orientação do eixo de educação e formação;
  • Planejamento e elaboração de materiais didáticos e pedagógicos relacionados ao eixo sob o apoio e orientação do eixo de educação e formação;
  • Levantamento e divulgação de ofertas de eventos externos relacionados, para beneficiários potencial, bolsistas, professores pesquisadores e colaboradores que tenha relação com o eixo;
  • Contribuição na elaboração de material de comunicação e difusão das ações do eixo no site da Unilab, Intesol, de parceiros e redes sociais em apoio à coordenação do eixo de educação e formação;
  • Promoção de intercâmbio de experiências relacionadas ao eixo. 
  • Apoio e orientação para inserção dos sujeitos nas instâncias de participação cidadã;
  • Representação da Intesol nas instâncias de participação cidadã nas três esferas de governo.



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