Eixo Produção e Comercialização

Aqui enfatizamos as orientações relacionadas aos processos produtivos pautados na agroecologia e na preservação ambiental e ao acesso a mercados. De um lado, realizamos a análise da produção “in loco” através de visitas técnica ou da organização de um dia de campo aliados a processos educativos como oficinas, seminários e cursos. Realizamos ainda na Unilab as rodas de comercialização, paralelamente, aos debates travados nas ações de formação, discutindo na prática os assuntos relacionados – comercialização, qualidade do produto, aceitação do consumidor, venda, preços etc.

Entendemos que a Unilab não representa um espaço de comercialização, mas a formação para o acesso a mercado, assim a realização de cursos, oficinas, seminários, estudos de demanda, dentre outras ações, são os meios educativos aliados às rodas de comercialização.

Além desses procedimentos, realizamos visitas aos locais onde ocorrem a produção na perspectiva de aliar saberes em temas relacionados como saúde, higiene e outros. Essas visitas são feitas por bolsistas de áreas especializadas – agronomia, enfermagem, engenharia, administração, pedagogia e outras. Estes fazem o estudo da realidade e propõe uma intervenção sob a orientação de um professor ou pesquisador da área considerando o saber empírico já existente.

As rodas de comercialização são realizadas na Unilab vinculadas ao processo formativo onde nesses espaços os representantes dos empreendimentos são levados a refletirem sobre sua prática na interação teoria e prática no que se refere ao acesso a mercados, divulgação de produtos, vendas, custos e qualidade da produção, relações de consumo e outros. Nessa ação os grupos fazem o uso da moeda social (SOL), onde é possível discutir valores e hábitos relacionados ao consumo de necessidade. A moeda social será no eixo relacionado as microfinanças melhor detalhada. Nesse eixo, os grupos também são orientados a realizarem e participarem de espaços específicos para comercialização (feiras locais, nacionais e até internacionais por exemplo) sempre pautados nos princípios da economia solidária vinculando a relação com as políticas públicas e a intervenção dos gestores municipais, estaduais e até federais com foco especial nas compras governamentais através dos Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Objetivos

Geral

Orientar e proporcionar espaços para o acesso a mercados de grupos, empreendimentos, unidades de produção familiar, cooperativas e redes pautados na economia solidária e na produção agroecológica.

Específicos

  • Realizar mapeamentos situacional sobre acesso a mercados dos empreendimentos, grupos, unidades de produção familiar, cooperativas e redes em processo de incubação, no intuito de definir um plano de intervenção coletivamente. 
  • Contribuir na produção de materiais didáticos e pedagógicos relacionados ao eixo.
  • Planejar e orientar a definição de espaços para acesso a mercados como a abertura de lojas solidárias, participação em centros públicos, realização de feiras locais, regionais, nacionais e internacionais.
  • Contribuir para a definição de ações educativas e de formação relacionadas ao eixo, primando pela realidade dos sujeitos beneficiários em potencial. 
  • Realizar eventos que contribuam para elevar conhecimentos, saberes e práticas relacionados ao eixo.  
  • Coordenar as ações de educação, formação e pesquisa demandadas pelo eixo em consonância com o eixo de educação e formação.  
  • Elaborar projetos específicos ao eixo.

Estratégias de ação

  • Mapeamentos e estudos de realidades para inserção dos sujeitos potencial no processo de incubação, bem como o desenvolvimento de estudos e pesquisas;
  • Realização de ações de cursos, treinamentos, oficinas, seminários, simpósios, jornadas e outros eventos relacionados;
  • Orientação para participação em espaços de comercialização como rodas de comercialização, feiras, centros públicos, lojas solidárias e outros relacionados; 
  • Consolidar a abertura de lojas solidárias;
  • Orientação para a realização de clubes de trocas e utilização de moeda social;
  • Sistematização da experiência sob a orientação do eixo de educação e formação;
  • Planejamento e elaboração de materiais didáticos e pedagógicos relacionados ao eixo sob o apoio e orientação do eixo de educação e formação;
  • Levantamento e divulgação de ofertas de eventos externos relacionados, para bolsistas, professores pesquisadores e colaboradores que tenha relação com o eixo; 
  • Contribuição na elaboração de material de comunicação e difusão das ações do eixo no site da Unilab, Intesol, de parceiros e redes sociais em apoio à coordenação do eixo de educação e formação. 
  • Promoção de estudos e intercâmbio de experiências relacionadas ao eixo.





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